Profissionais convidados para integrar o Júri 2023
Chef André Ribeiro
Natural de uma aldeia do concelho de Proença-a-Nova, o Espinho Grande. Foi em Figueiró dos Vinhos, que após se ter casado, começou a trabalhar. Terminado o curso de cozinha, começou a trabalhar enquanto empregado de mesa. O contacto direto com o cliente foi algo que sempre lhe deu imenso prazer. Depois foi em Pedrogão Grande que chegou finalmente à cozinha, onde percebeu o quão grande era a sua paixão, e ali ficou a trabalhar durante sete anos, deixando que a mesma se fosse sempre intensificando. Percebeu que o seu caminho só poderia ser naquela direção. Foi o telefonema de uma amiga, que viria a mudar o rumo da sua história e a descobrir uma nova paixão, dentro da que já detinha pela cozinha, falamos claro está, do cabrito estonado. Esse telefonema viria a dar-lhe a oportunidade de vir trabalhar para Oleiros enquanto chef. No início não foi fácil, sentia-se, de alguma forma, um forasteiro, mas como em quase tudo, são os começos difíceis que dão lugar às grandes histórias e, no seu caso , não foi diferente. “O ingrediente secreto é a dedicação e o saber fazer". No cabrito é preciso sentir o calor do forno, a pele do cabrito. E isto ninguém aprende na escola. A Criação da Marca D´Cabrito é o culminar deste trabalho, é a realização de um sonho.
Filipe Lopes
Filipe Lopes, profissional na área da hotelaria e restauração. Nos últimos seis anos, desempenha funções de chefia no resort Royal Óbidos, onde se divide pela operação do Evolutee Hotel e pelo Clubhouse, neste momento tem ao seu cargo uma equipa de 30 colaboradores nas áreas de Bar, Sala e Catering.
No seu já vasto currículo passou por várias unidades hoteleiras, de salientar o Pestana Porto Santo e Marriott Hotel Praia del Rey e por restaurantes de renome no Luxemburgo, país esse onde esteve emigrado e onde lhe permitiu a aquisição de competências ao nível da língua francesa e alemã.
Em virtude da sua experiência, possui domínio nas várias vertentes do departamento de comidas e bebidas, tais como Serviço de Bar, Serviço de Mesa, Organização de Serviços Especiais e Catering.
Formado na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar no Tesp de Gestão Hoteleira e com a frequência também da Licenciatura de Restauração e Catering. Possui diversos cursos na área de vinhos e bebidas.
É um grande apaixonado pela sua profissão e por toda a área da restauração. Gosta de pautar o ser serviço pelos mais altos padrões de qualidade.
Chef Óscar Cabral
Depois de um Curso de Especialização Tecnológica em Artes Culinárias pela Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa (Distinção honorífica de Quadro de Honra), o chefe Óscar Cabral trabalhou em vários projetos culinários, como consultor gastronómico e Chefe Executivo consultor em hotéis e restaurantes. Foi formador de cozinha, diretor de cursos profissionais de Cozinha e Pastelaria e Restaurante Bar em várias escolas profissionais na Área Metropolitana de Lisboa, destacando-se a lecionação na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril. Participou em várias atividades dentro do setor gastronómico, nomeadamente na comunicação Gastronómica. Foi Chefe da Teleculinária e Chefe da Produção do Masterchef Portugal.
Atualmente, é Doutorando e Investigador em Ciências Gastronómicas (PhD) pelo Basque Culinary Center, Faculdade de Ciências Gastronómicas da Universidade de Mondragón em San Sebastián, Espanha e frequenta a Pós-Graduação em Patrimónios Alimentares e Desenvolvimento Territorial, na Universidade de Coimbra e a Pós-graduação em Turismo, Cultura e Criação na FCSH da Universidade Nova de Lisboa.